Alto Sertão Paraibano
  • Acesse sua Conta

Resenha Econômica

Quinta-feira, 26 de julho de 2018

Quinta-feira de movimentos mistos entre as principais praças internacionais. Na Ásia, as bolsas fecharam em sua maioria com queda, com o mercado acionário chinês mostrando pouco fôlego e a bolsa japonesa caindo com a valorização da moeda do país, já que esse movimento penaliza empresas exportadoras. Entre as commodities, o cobre conseguiu encerrar a quinta-feira no positivo, apesar da valorização do dólar frente outras moedas, o que encarece o metal para os investidores que não operam com a divisa americana. O fortalecimento da moeda americana também limitou a alta do petróleo, o qual fechou em alta depois de a Arábia Saudita informar que estaria suspendendo temporariamente suas exportações pelo Mar Vermelho. Na Europa, a decisão do BCE (Banco central Europeu) sobre sua política monetária, assim como a divulgação de balanços corporativos levaram os mercados da região a fecharem no positivo.

Nos Estados Unidos, a opção pela continuidade de uma política monetária mais acomodatícia até o fim do ano pelo BCE levou o dólar a se valorizar frente à moeda europeia. Apoiados neste movimento do dólar, os juros dos títulos da dívida pública americana avançaram e o Dow Jones encerrava em alta, enquanto o Nasdaq e S&P500 caiam depois de queda forte das ações do Facebook.

No Brasil, o Ibovespa sofreu um movimento de realização de lucros em um dia sem notícias sobre o cenário eleitoral doméstico e de instabilidade nas bolsas americanas, fechando com queda -1,01. Entre as altas do dia, tivemos as ações da Ambev, a qual apresentou resultados acima do esperado, e da Vale, que anunciou um programa de recompra de ações ordinárias. Quanto ao câmbio, o real perdeu valor frente ao dólar, em linha com o movimento da divisa americana no exterior frente ouras moedas fortes e de países emergentes, fechando em R$ 3,75/US$. Em relação aos rendimentos dos títulos, as taxas longas subiram, influenciadas pelo movimento do câmbio, enquanto as de curto prazo encerraram perto da estabilidade.