Coomamp
  • Acesse sua Conta

Conta Capital

As cooperativas brasileiras são regidas pela lei 5764-71. De acordo com esta mesma lei as cooperativas devem instituir dois fundos obrigatórios: o Fundo de Reservas, que recebe 10% das sobras (lucro) líquidas do exercício social e o Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (FATES) que recebe 10% das mesmas sobras (lucro) líquidas. Esses Fundos recebem o nome de indivisíveis, pois, pertencem às cooperativas e não aos cooperados.

O Capital Social é a quantia destinada às movimentações que serão feitas pela cooperativa. Na COOMAMP todo cooperado deve depositar uma quantia no valor mínimo de R$ 30,00 mensais, ou seja, o conjunto das quotas partes constitui o Capital Social da cooperativa. Ele será sempre realizado em moeda corrente nacional.

Para aumento contínuo do Capital Social, cada associado, após sua adesão à cooperativa poderá integralizar espontaneamente qualquer valor em cotas, feito por meio de desconto na folha de pagamento ou por meio de débito em conta bancária, ou outro meio observada a regra contida no Estatuto Social.