O que é um falso boleto?

O pagamento via Boleto de Cobrança é uma das formas mais tradicionais de pagamento de produtos e serviços. Porém, se as informações do documento forem alteradas, o pagamento pode ser enviado para uma conta indevida, o que pode provocar transtornos e prejuízos para quem paga e para quem deixa de receber.

Quais os tipos de fraude?

Entre as formas mais comuns de fraude estão:

  1. Vírus de computador que alteram os dados dos boletos durante o ato de impressão dos documentos;
  2. Envio de boletos já adulterados;
  3. Envio de cobranças de produtos e serviços que nunca foram solicitados ou adquiridos pelo indivíduo ou empresa.

 

Como se defender?

Para impedir a adulteração por meio de vírus, é essencial que o antivírus do computador, bem como o sistema operacional, estejam devidamente atualizados. Também é importante nunca imprimir boletos em computadores desconhecidos.

Já para evitar as fraudes em boletos recebidos via correspondência é necessário verificar se os dados do banco ou do prestador de serviço descritos no boleto de cobrança conferem com os dados oficiais desta instituição.

Os dados sobre o valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e a numeração do boleto também devem ser iguais em todos os documentos.

boleto

Outra fraude comum que atinge principalmente as pessoas jurídicas é o envio de cobranças de serviços que nunca foram solicitados ou prestados. Como muitas vezes o valor desses boletos é pequeno, a cobrança acaba sendo paga indevidamente. Por isso, é importante verificar sempre os boletos antes de autorizar qualquer pagamento.