Contabilidade

A Área de Contabilidade é responsável pela elaboração das demonstrações financeiras da Central Sicredi NNE e de suas Filiadas, atendendo às determinações e normas estabelecidas pela Lei 5.764/74, pelo Banco Central do Brasil, pela Comissão de Valores Mobiliários e pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Além disso, gerencia, controla e acompanha os movimentos contábeis diários efetuados pelas Filiadas, elabora os livros diários e razões contábeis, apura e recolhe os tributos federais (IR, CSLL, PIS, CONFINS, INSS, FGTS) e municipais (ISSQN) e atende às obrigações tributárias acessórias federais e municipais.

Dentre suas principais funções, destacam-se o atendimento às Filiadas para consultas contábeis e fiscais efetuadas no âmbito previdenciário, trabalhista, tributário e contábil, além da elaboração de relatórios de gestão contábil, fiscal e financeira.

A Área, através de seus principais colaboradores, também é responsável pela participação das apresentações das Demonstrações Financeiras nas Assembleias Gerais Ordinárias das Filiadas, e das discussões e implantações de processos contábeis e fiscais das operações e procedimentos automatizados.

Atualmente, suas atividades encontram-se em fase de reestruturação, com a adoção de modelo de gerenciamento de controles e acompanhamento por processos, objetivando a padronização de normas e eficiência das informações contábeis e fiscais.

Funções da Área

As atividades foram segregadas da seguinte forma:
  • Estudos Contábeis e Fiscais;
  • Controle Fiscal e Tributário;
  • Controle de Contas de Compensação;
  • Convênio, Cobranças e de Folhas de Pagamento;
  • Controle do Patrimônio Líquido, Ativo Permanente e Contas transitórias;
  • Controle de Operações de Crédito e Risco de depósitos à Vista e a Prazo;
  • Fechamento Contábil e Análises das Demonstrações Financeiras.