Central Sicredi Norte/Nordeste
  • Acesse sua Conta
  • Cartões
  • Cobrança

Normas, Risco e Monitoramento

Instituída pela Resolução 2.554/98 a área tem como objetivo estabelecer os controles a serem incorporados aos processos de uma organização para mitigar os riscos inerentes às suas atividades. Assim, acompanha diariamente as normas emanadas das entidades reguladoras, atualiza os Manuais de Controles Internos, emite SCI Informativo e o divulga ao Sistema Regional.

Através de análise de relatórios supervisiona o cumprimento das normas e orienta a necessidade de criação de métodos de controle, sempre que detectado algum tipo de ponto crítico, que possa incorrer em risco. Orienta as Filiadas quanto à adequada condução dos processos assembleares, além de ser a ligação direta das Filiadas com o Banco Central do Brasil.

Relatórios

Elabora os relatórios utilizados pelo Sistema Sicredi para análise gerencial:
  • Rating – Avaliação de Risco das Filiadas – é composto por diversos indicadores legais, de risco, de negócio e de resultado, com a finalidade de definir o grau de risco da Filiada;
  • Ranking – avalia diversos indicadores de desempenho sob o prisma da evolução e do porte, classificando todas as Cooperativas do Sistema;
  • SIG – Sistema de Informações Gerenciais – Demonstra de forma gráfica todos os indicadores que compõe o Rating e o Ranking, possibilitando aos gestores identificar pontos críticos a serem desenvolvidos.

 

No decorrer dos últimos anos, vários normativos foram editados pelo Banco Central do Brasil buscando cada vez mais a segurança das operações praticadas pelas instituições financeiras e a sua solidez. Implantados em 2008 e já fazendo parte dos cálculos do Rating temos o novo indicador de Basiléia II, que exige controles adequados dos Riscos Operacional, de Mercado e de Crédito.

Para fazer frente a esse cenário, a Central Sicredi NNE vem empreendendo esforços para a reestruturação dessa área que muito terá a desempenhar nos próximos anos na busca do aprimoramento e fortalecimento do Sistema Regional.