Vale do São Francisco
  • Acesse sua Conta
  • Cartões
  • Cobrança

Estagiários conferem média máxima à Central Sicredi Norte/Nordeste ao afirmar ter orgulho de estagiar na empresa

Estudo avalia satisfação dos jovens profissionais nas empresas brasileiras

Pela primeira vez, a Central Sicredi Norte/Nordeste participou, a nível nacional, do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio – 9.ª edição, e recebeu certificado de reconhecimento ao seu programa de estágio e pela contribuição e desenvolvimento de estudantes brasileiros para o mercado de trabalho.  Além disso, a Central conquistou médias maiores que as cinco melhores empresas para se estagiar no país, em importantes quesitos da avaliação.

Ao total, 3.841 estagiários de empresas brasileiras responderam ao levantamento realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com a ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos). As entrevistas ocorreram durante os meses de setembro e outubro de 2017, e a análise foi elaborada pelo instituto de pesquisa Toledo&Associados Research.

Dos 22 itens avaliados, em nove, a Central Sicredi N/NE recebeu a média maior que as empresas classificadas entre as cinco melhores para se estagiar no país. Destas médias, quatro foram muito satisfatórias em virtude da relevância, demonstrando o quanto o estagiário é importante no quadro funcional da instituição.

A média máxima era de cinco pontos, nota alcançada pela Central no quesito “Você tem orgulho de contar para os outros que estagia nesta empresa”, enquanto a média das cinco melhores empresas para estagiar foi de 4,95.

Os estagiários da Central Sicredi N/NE também responderam que “sente que faz parte de uma equipe” – com a média de 4,90, enquanto que a média das cinco melhores empresas foi de 4,84. Eles disseram ainda que “participa de comemorações e eventos promovidos pela empresa com os demais colaboradores, quesito em que a Central Sicredi N/NE obteve a média 4,90 x a média 4,74.

A partir desse levantamento, é possível observar que a preocupação da Central em investir na capacitação do seu quadro de colaboradores também é refletida nos estagiários, que no item “a empresa investe no seu crescimento profissional por meio de sua participação em palestras, cursos e capacitações”, foi alcançada a média de 4,90, contra a média de 4,50 das cinco melhores empresas para estagiar.

Para o diretor-presidente da Central Sicredi N/NE, Wilson Moraes, que instituiu o programa de estágio na Instituição, o reconhecimento conferido pelo CIEE é gratificante e recompensador, pois comprova que os métodos e ações realizados pela Central, de fato, contribuem para o desenvolvimento profissional daqueles que serão inseridos no mercado de trabalho.

O estudo avaliou aspectos de programas de estágios no Brasil em instituições públicas e privadas e tinha entre seus objetivos mapear o que faz um estagiário mais ou menos feliz. Participaram da avaliação 409 empresas de 19 estados, que somavam mais de 37 mil estagiários. Um diferencial do levantamento foi ouvir estudantes do ensino médio e técnico – e não somente aqueles que estão na graduação.

Em 2016, a Central Sicredi N/NE foi vencedora do I Prêmio ABRH-PB Melhores Práticas de Estágio na Paraíba, a premiação objetivou despertar as empresas para a criação de planos de estágio inovadores. Os critérios de avaliação foram: atração e captação dos estagiários, possibilidades de desenvolvimento e carreira, e retenção de talentos.