Vale do São Francisco
  • Acesse sua Conta

Projeto Camerata

A Sicredi Vale do São Francisco, foi fundada no ano 2000 na cidade de Petrolina-PE, ao longo de sua trajetória, vem atuando no papel de transformador social, sempre procurando colaborar com causas, ações e instituições, que provoquem impactos positivos na sociedade regional. Seguindo este direcionamento foi criado o projeto: Camerata Sicredi.


“A constante evolução do homem – depende e muito do cooperativismo de todos. ”

 

O lançamento deste projeto ocorreu, no dia 02 de julho, momento da comemoração do dia C, logo esse dia ficou marcado com um tom musical envolvedor e cooperativo. A gerente Geral da Sicredi Vale do São Francisco, Edna Burgo, afirmou que “É de extrema importância que, a Cooperativa também contribua com a responsabilidade social da nossa região, isso faz uma grande diferença, porque o nosso intuito não é só crescer de forma a não fazer o que o cooperativismo diz que é distribuir, é a união de pessoas. O projeto Camerata é um sonho do nosso Presidente, ele idealizou ter uma orquestra da Sicredi, a partir dessa idealização as coisas foram acontecendo, teve a busca do Juiz da Vara da infância por uma ação social que a Sicredi pudesse contribuir, aí juntou a oportunidade e o momento, para que pudesse inserir esse projeto e seguir adiante. Foi escolhido o local neste caso, a Fundação Case aonde se encontram os menores infratores, que estão se ressocializando e isso levou a Cooperativa a adquirir os instrumentos de corda que foram tombados. Foi gratificante e emocionante, um aprendizado!

“Nosso objetivo é dar aos meninos da Fundação Case uma forma de se expressar através da música e talvez, até mesmo dar uma oportunidade de profissionalização da área.” Gerente Geral Edna Burgos

Este projeto tem acompanhamento direto tanto da diretoria quanto dos colaboradores, que vestiram a camisa do Camerata Sicredi e incentivam o desenvolvimento dos alunos.  Desta forma, a proposta para o dia C deste ano foi proporcionar, aos meninos atendidos pela FUNASE Case, uma aula em um cenário que desperte a sensação de recomeço, de contato com a sociedade de forma simples, próxima e humanizada, no qual os voluntários se fizeram presentes com o intuito de incentivar e apoiar construção de um mundo mais cidadão.

Com o mote “atitudes simples movem o mundo”, o Dia C, organizado em parceira com o Sescoop/PE, ressalta a força transformadora propiciada pela união dos seres humanos.

No dia 1.° de julho, a comemoração do Dia C, iniciou com o encontro dos voluntários, no parque Josefa Coelho, todos ajudaram na organização do cenário para recepcionar os meninos do Projeto Camerata, que chegaram logo em seguida.

A aula iniciou e a turma formada por 15 alunos surpreendeu a todos, afinal, embora só tenham duas semanas de aula, já conseguem tocar algumas músicas. Estes encontraram na música uma forma de recomeçar.

O dia teve a cobertura de alguns veículos de comunicação da região entre eles a TV São Francisco, afiliada da Rede Globo, e o Jornal Gazzeta, que além de abrir um espaço para apresentar o projeto, também contribuíram para o fortalecimento da ação, pois acreditamos que “atitudes simples movem o mundo”.